quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

QUEIME DEPOIS DE LER (a crítica do jornal da minha cidade...)














Sexta-feira passada, o Jornal de Embrulhar Peixe da Minha Cidade publicou uma crítica histericamente negativa sobre o filme "Queime Depois de Ler". Nem quis ler aquele lixo até o final, mas deu pra ver que o "gênio malandrão" que assinou tamanha estupidez não gostou do filme porque o mesmo não é parecido com outros dos irmãos Cohen ( aí, tô cansado desse termo... ). 

Ele deve ter como referência filmes como "Barton Fink" ou "Onde os Fracos Não Tem Vez", em tese, produções supostamente mais "sérias" do que essa. Mas o que esse excelente mentecapto não se atentou é que "Queime Depois de Ler" é um filme mais difícil de se conceber do que várias produções ditas sérias. Por quê? Porque é uma comédia das mais equilibradas, inteligentes, com estilo e, obviamente, é engraçada. Pra mim, uma comédia bem feita é mil vezes mais séria do que qualquer drama. Realmente "Queime..." não é um filme cifrado - coisa que faz muitos críticos retardados pensarem que isso é pré-requisito para ser bom - mas, de maneira nenhuma, é um filme menor desses Cohen. Pelo contrário, esses sujeitos sempre levaram a sério fazer comédias: “Arizona Nunca Mais”, “Irmão, Onde Está Você?”, o remake de "Matadores de Velhinhas". Encontramos esse estilo também em vários momentos de “O Grande Lebowski” e até “Fargo”. Ou seja, os dois levam comédia á sério e sabem muito bem que é difícil de fazer e que tem um poder de comunicação e de retenção enormes. 

O zé ruela que assinou esse pastiche, entre outras, falou a seguinte merda: "Brad Pitt em cenas constrangedoras". Esse animal não sabe, mas talvez a melhor coisa de "Queime Depois de Ler" é atuação do cara. De novo: É UMA COMÉDIA!!! Brad Pitt faz um personal trainner burrão em uma interpretação caricata e engraçada, o que para um ator como ele, é uma boa oportunidade para mostrar versatilidade, pois devem lhe oferecer direto papéis de galã, mocinho, etc. Mas o jumento do Jornal de Secar Chão de Cozinha da Minha Cidade julgou ser constrangedor. Constrangedor mesmo, pra mim, é uma burrice dessa envergadura. 

É raro produzirem uma comédia meio de humor negro e com algumas cenas não usuais como essa. O ritmo é bom, pois o roteiro é extremamente afiado. A fotografia passa o clima de frieza e mal entendido da história e elenco é foda: John Malkovich, George Clooney, Francis McDormand, Richard Jenkins, todos em ótimas interpretações, mostrando que entenderam bem a proposta dos diretores (ao contrário do tal crítico...). E há também o “ícone” David Rasche fazendo um assessor da CIA. Rasche fazia a excepcional série de “comédia de macho” “Sledge Hammer” na TV e que no Brasil ganhou o "ótimo" nome de "Na Mira do Tira". Sabe “Friends”? Pois é. É exatamente o oposto. Quem gosta de humor de verdade, idolatra essa série! O tal crítico certamente aí ia odiar... 

Há um pensamento provinciano aqui no Brasil que um filme como esse não pode ser bom porque é uma comédia e esse tipo de filme são produções simplórias. Bom mesmo é "Réquiem Para um Sonho" e outros roteiros meia-boca. Mas como são filmes "sérios", aí sim, eles prestam. Que merda... O slogan de "Queime Depois de Ler" é "Inteligência é Relativa" em duplo sentido para serviço de informações e QI mesmo. Após ler a "crítica" do Jornal de Forrar Chão de Carro da Minha Cidade isso fica bem claro. Vá ver "Queime Depois de Ler" sem medo. É um filme bom, engraçado e incomum. E queime ANTES de ler o Jornal Co...bertor de Mendigo da Minha Cidade! 

O Movie-Goer é assim mesmo... tem que lidar até com a merda da crítica... 

PS - Veja trechos da ótima atuação de Brad Pitt e seu cabelo anos 80 aqui, ó: http://www.youtube.com/watch?v=oYjOYpN0Pew&feature=related

6 comentários:

Anônimo disse...

Desenterrou o Sledge Hammer hein!
Muito bom!

Saca esses cripes da serie:

http://www.youtube.com/watch?v=pFh09hF6qlA

Paulo disse...

Interessanmte.

Unknown disse...

Jr, ainda não vi esse, mas quero ver.
Descasca o "Seven Pounds" aí pra gente... eu vi sexta e achei um lixão daqueles.
Abraço!

Figueira disse...

Muito bom, meu querido.
Vou ver o filme!!!

Bruno Ayres disse...

heheheh!!! Esse jornal de embrulhar peixe do lago paranoá a foda...!!! Muito bom isso!! Filmão!!

Flor Falante disse...

Adorei o 'jornal de embrulhar peixe'. Nunca vi um termo se adequar tão bem aos jornalecos desta cidade... Apesar de você ter se referido a um jornal especificamente.
Beijocas e vou ver o filme, com certeza!

Flávia, Sra. Casseta